segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Xtreamer - uma caixinha de surpresas?



Pra quem já está acostumado com o mundo tecnológico, falar de um media player como Popcorn Hour é meio que chover no molhado. Já existem diversas opções no mercado (inclusive brasileiro) pra quem não quer depender de um HTPC pra assistir a seus filmes e séries, entre otras cositas.

O mais recente equipamento a causar alguma comoção nos aficcionados atende pelo nome de Xtreamer e é uma aposta da Realtek e outros associados em lançar uma caixinha matadora, capaz de atender o que muitos usuários de mediaplayers estava pedindo a tempos e ainda agregar funcionalidades num pacote com um preço realmente interessante. Claro que no Brasil a brincadeira ainda sai - relativamente - cara, mas é uma iniciativa louvável.

Por enquanto o equipamento é vendido apenas on-line e em lotes reduzidos, isso porque o fabricante está testando a receptividade deste equipamento e a reação do público ao produto. Me parece que têm dado certo esta estratégia pois os 2 primeiros lotes já foram completamente vendidos.

Bom, vamos lá dar a descrição do brinquedo: Não vou entrar em detalhes técnicos como os tipos de processadores de imagem e som que ele têm porque simplesmente a maioria dos leitores não vai se preocupar com isso. A questão é que ele é capaz de rodar filmes em Full-HD (principalmente os arquivos .mkv) com suavidade e sem perdas de sincronia (algo que os usuários do WDTV reclamam constantemente). Uma grande ênfase está sendo dada a este aspecto pelo fabricante, de forma a garantir a maior compatibilidade possível com os arquivos gerados neste formato.

A caixinha portátil possui entradas USB (para vc ligar Pendrives ou HDs externos), baia interna para um HD SATA de notebook e rede ethernet. É poosível também utilizar rede Wi-fi utilizando-se um adaptador vendido separadamente (mas que foi de brinde aos compradores dos primeiros lotes). De output ele têm padrão RCA de video e áudio, HDMI, além de uma saida ótica digital. Uma coisa bacana é que ele faz DTS-Downmix pelas saídas analógicas. Isto quer dizer que ele pode converter o áudio DTS que alguns filme têm, de forma que você não precise de um receiver capaz de decodificar esse sinal. Se você é dono de um WDTV ou de um Popcorn Hour antigo, já deve ter esbarrado em um problema como a ausência de áudio ao assisitir filmes com som DTS, se não estiver com ele ligado num receiver.

Ele funciona como servidor de UPNP, significando que você poderá trocar arquivos entre seus computadores e o Xtreamer e em breve será lançado um update que irá permitir que ele funcione como um client de Torrent. Já imaginou você não precisar mais deixar seu computador ligado a noite inteira para ficar baixando filmes? Uma excelente opção para economizar energia.

E mais, ele também terá diversos webservices, principalmente em sites com conteúdo em vídeo como Youtube e similares além de aplicações como o Picasaweb e feeds de RSS.

Outro aspecto bastante interessante do projeto é a total abertura e transparência com que o fabricante - uma divisão da Mvix - têm tratado seu aparelho. Antes mesmo de começar a distribuí-lo, montou um fórum em seu site, para atender diretamente aos usuários, que enviam suas dúvidas, reclamações e requisições diretamente e sem nenhum filtro. Pelo que eu saiba, não existe uma empresa que tenha dado tamanha liberdade a seus clientes e os resultados dessa interação tem sido bastante positivos.

Falando em abertura, o fabricante irá abrir o código fonte em breve para permitir que a comunidade faça ajustes e correçoes de bugs e principalmente desenvolva novas aplicações para aumentar as funcionalidades da caixinha. A idéia deles é disponibilizar estas aplicações através de atualizações de firmware ou downloads.

O público que já recebeu o equipamento vendidos do primeiro lote já está se divertindo, mas também encontrou alguns probleminhas, sendo o principal deles um excesso de ruído causado por uma ventoinha. Para o segundo lote eles prometeram consertar a falha e ainda lançaram um firmware que dá uma boa reduzida no barulho.

O preço? 90 euros o que convertido em reais e acrescido dos devidos (malditos?) impostos aduaneiros chega por aqui em mais ou menos uns 600 reais - preço cobrado nas lojas por um WDTV e bem mais em conta que um popcorn hour.

Resta saber se o fabricante irá realmente manter todas as promessas que têm feito e se ele terá capacidade de atender a alta exigência do publico para quem eles estão vendendo. Por enquanto, tudo indica que sim.

UPDATE (em 10 de janeiro de 2012)

É parece que não dá pra confiar em promessas de uma companhia que começa a se comportar como uma empresinha de fundo de quintal. Os tão esperados updates prometidos desde 2010 agora definitivamente não serão feitos. Quem comprou o Xtreamer pensando nas funcionalidades prometidas vai ficar a ver navios. E pior, os posts de usuários que reclamaram no fórum estão sendo sumariamente excluídos e alguns casos, até mesmo os usuários estão sendo removidos. Se revelaram uns belos de uns fascitas.

4 comentários:

  1. Uma caixinha mágica não? Ela vem com os feijões mágicos também? :P heheeheh

    Só faltou dizer quer vamos ter um unboxing dela logo mais por aqui, feita pelo nosso correspondente na espanha GRH!!! Uhuuu a caixa nem é dele, mas ele vai ter o gosto de abrir tudo e testar... ;) Can't wait!! :P

    ResponderExcluir
  2. Muito legal essa idéia do unboxing! Ele pode aproveitar o embalo e, depois dos testes, fazer o "Xtreamer Smash" e em seguida, com o que sobrar, o "Will it blend?". Fica a sugestão pro GRH.

    ResponderExcluir
  3. Ok, "unboxing", "Xtreamer Smash", "Will it blend"? e depois disso tem ainda o "Can it run Crysis"?

    ResponderExcluir
  4. Legal o post e valeu pelas dicas pessoal. A primeira coisa é ver se vão entregar e na sequência ver se funciona.

    ResponderExcluir